antropologia
Antropologia é a ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega formado por “Anthropos” homem, ser humano e “Logos” conhecimento.
Divisões e Campo
A antropologia pode ser dividida em 2 grandes ramos como a antropologia física e antropologia cultural, sendo que cada uma delas abriga diversas correntes de pensamentos. Desde modo enquanto a antropologia física trata-se da evolução biológica e da adaptação fisiológicas dos seres humanos, a antropologia cultural se ocupa das formas das pessoas viverem em sociedade, ou sejam das dinâmicas culturais com suas respectivas línguas,costumes,valores, tradições.
Considerações
A antropologia abrange toda reflexão do homem sobre si e dobre o universo. Em todos os povos sempre esteve presente a reflexão sobre a origem, a realidade e o destino do homem e do seu grupo social. Neste sentido pode afirmar que as manifestações culturais do homem através do tempo apresentam-se como contribuições efetivas a constituição da antropologia: costumes, mitos, rituais, linguagem, valores, leis e crenças.
Primórdios
A reflexão sobre as sociedades, o homem e seu comportamento social é conhecida desde a antiguidade clássica através dos pensamentos de grandes filósofos destacando-se nomes eminentes como Homero, Hesíodo, Aristóteles e tantos outros podem ser apontados como expoente que muito contribuíram para os estudos antropológicos. Entre romanos lembramos de Lucrécio e Santo Agostinho. No entanto foi somente com o movimento iluminista no século xvlll que a antropologia se desenvolveu, como ciência social através do aprimoramento de métodos e classificações para a raça humana.
O século xvlll
O projeto de conhecimento positivo do homem isto é de um estudo de sua existência considerada por sua vez como objetivo do saber constitui um evento considerável na historia da humanidade. Trata-se da natureza dos objetos observados. Os relatos dos viajantes