serviço social
Curso de Serviço Social
Disciplina Economia política
2º Período
Turno: noite
Navios da Esperança
ANTONIO WEIDER DE LIMA FERREIRA
Rio de Janeiro
2013.1
Há mais de trinta anos a Marinha brasileira, em conjunto com o ministério da saúde e o governo do Acre, vem promovendo uma ação social junto aos ribeirinhos da Amazônia, em uma área bastante extensa que começa em Manaus, no amazonas, e vai ate o extremo da cidade Boca do Acre no Estado do Acre. Resolvi descrever esta ação, pois como militar da Marinha brasileira tive a honra e a oportunidade de fazer parte deste navio da esperança.
Todos os anos o navio da Marinha, chamado Dr. Montenegro, tem como missão, que dura aproximadamente três meses, levar aos moradores ribeirinhos a saúde nas mais diversas áreas como: pscicologia, ginecologia, odontologia e clinica geral e remédios. Levando para esses brasileiros uma chance de sobreviverem, frente às dificuldades do cotidiano e, principalmente, na falta de saúde a qual esses brasileiros são submetidos.
Relatos verídicos são todos os anos comprovados e divulgados pela mídia local que dão aos navios de guerra brasileiros o título de Navios da esperança,esperança essa que chega aos ribeirinhos em forma de segunda chance de vida. Um dos relatos mais impressionantes é o caso de um garoto que tinha sido picado por uma cobra e pela graça de Deus o navio ia passando e teve a oportunidade de salva-lo. Este garoto morava bem no meio da mata, foi preciso uma aeronave se deslocar do navio até a aldeia dele para buscá-lo e levá-lo a bordo. Enquanto isso o navio seguia seu curso ajudando todos os que encontravam pelo caminho. Após duas semanas a bordo do navio o garoto foi devolvido a seus familiares com saúde. Devido a esses relatos e a muitos outros que se multiplicam a cada ano é que esses navios são a esperança de um povo esquecido pelas nossas autoridades no alto Amazonas.
Portanto, se colocar a frente desse