Antropologia
1 A cultura condiciona a visão de mundo do homem Ruth Benedict cita em seu livro “ O crisântemo e a espada” que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Portanto, homens provenientes de diferentes culturas, terão, por sua vez opiniões distintas acerca de uma mesma coisa.
Por exemplo, casamento entre pessoas jovens ; durantes as gerações anteriores, era um fato muito comum. Hoje em dia é um grande choque para a sociedade, embora, esteja mudando ao longo do tempo pelo grande crescimento em números.
A herança cultural, é um conjunto de valores transmitidos ; entre gerações; que caracterizam a identidade de um povo. Esta identidade pode estar presente na forma como cada integrante de diferentes culturas reage diante de comportamentos que se encontram fora dos padrões aceitos por sua comunidade, a exemplo temos o homossexual; nas diferentes formas de ver o mundo, nos diferentes comportamentos sociais e posturas corporais.
Tendo conhecimento do que pode condicionar a herança cultural, pode ser entendido a facilidade que temos em distinguir indivíduos de culturas distintas . Basta se situar sobre fatos como :
Enquanto alguns homens riem para demonstrar um estado de alegria, outros podem exprimir susto ( Índio Kaapor ) ou até mesmo significar mera educação, questão de etiqueta (Japoneses).
As práticas corporais, segundo Marcel Mauss , diferem dentre as sociedades, pois cada uma serve de seus corpos de formas distintas. Ele citava:“ Se uma criança senta-se à mesa com os cotovelos junto ao corpo e permanece com as mãos nos joelhos, quando não está comento, ela é inglesa. Um jovem francês não sabe mais se dominar: ele abre os cotovelos em leque e apóia-os sobre a mesa”. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura, do seu ponto de vista, faz com que este considere o seu modo de vida como o mais correto, discriminando assim os outros modos. Tal fato, é denominado etnocentrismo.No etnocentrismo, é