estou lixado
O que é uma Provisão?
Uma provisão acontece sempre no início de cada ano, esta é uma salvaguarda ou uma margem de erro da empresa para o balanço. É uma forma de a empresa se precaver de determinadas situações que futuramente lhe possam provocar perdas financeiras, como por exemplo, quando a empresa tem um risco elevado de não recebimento por parte de um cliente ou outra entidade, à qual se dá o nome de provisão para créditos de liquidação duvidosa.
Qual o Impacto nos Resultados das empresas?
As empresas com menor dimensão têm um maior impacto da variação da receita no lucro. Posto isto, as empresas, devem estar atentas à sua estrutura de custos antes de avaliar o seu nível de risco operacional, para tentar evitar fortes oscilações no seu lucro.
O que é o Balanço?
O balanço é um instrumento contabilístico que reflete a situação económico-financeira da empresa no final de cada ano, representa a sua situação patrimonial num determinado momento de tempo. O balanço encontra-se dividido em três categorias, são elas o Ativo, o Passivo e o Capital Próprio.
Neste existe uma expressão fundamental (A= P + C.P), onde se verifica se a empresa evidencia capacidade para satisfazer as suas necessidades a curto prazo.
42 - Os riscos e incertezas que inevitavelmente rodeiam muitos acontecimentos e circunstâncias devem ser tidos em conta para se chegar à melhor estimativa de uma provisão.
43 - O risco descreve a variabilidade de desfechos. Um ajustamento do risco pode aumentar a quantia pela qual é mensurado um passivo. É necessária cautela ao fazer juízos em condições de incerteza, a fim de que os rendimentos ou activos não sejam subavaliados e os gastos ou passivos não sejam sobreavaliados. Porém, a incerteza não justifica a criação de provisões excessivas ou uma sobreavaliação deliberada de passivos. Por exemplo, se os custos projectados de um desfecho particularmente adverso forem estimados numa base prudente, esse desfecho não é então