Relatório grupo 13
INORGÂNICA EXPERIMENTAL
GRUPO 3
(AULA PRÁTICA Nº 3)
Prof. Lígia Maria Mendonça Vieira
Bruno de Paiva Morais - 114078004
Isabella Marano Carneiro Pereira - 114078047
Jéssica Magalhães Toledo - 1140708010
Rayani Almeida de Lima - 114078019
Turma QA
VOLTA REDONDA - RJ
2014-II
1. Introdução
Os elementos do Grupo 13 são representados pelos elementos Boro (B), Alumínio (Al), Gálio (Ga), Índio (In) e Tálio (Tl). Estes elementos possuem três elétrons na camada de valência e podem formar cátions com número de oxidação igual a +3 (trivalentes).
Conhecidos como família 3A, possuem caráter metálico menos intenso que os metais alcalinos terrosos (Família 2A), e por isso tratam-se de metais moderadamente reativos. Seus compostos podem ser tanto iônicos quanto covalentes e o tipo de ligação formada depende do que é mais favorável em termos de energia.
Dentre os citados dessa família, pode-se destacar o Alumínio, que é um metal muito reativo, porém protegido por uma fina camada transparente de óxido (a alumina Al2O3). Tal camada é formada quando esse metal entra em contato com a umidade do ar, tornando-o insolúvel em água. Outros dois aspectos de destaque desse metal é o fato de seus óxidos serem anfóteros e a característica de ser moderadamente mole e fraco quando puro, mas tornar-se consideravelmente mais resistente quando combinado em ligas com outros metais.
Ainda sobre esse metal, sabe-se que as soluções aquosas de quase todos os seus sais são ácidas. Somado a isso, constata-se que, ao adicionar uma base a essas soluções, ocorre a formação de um precipitado branco gelatinoso - o hidróxido de alumínio – Al(OH)3. No que se refere à adição de bases a esse metal, sobressai a reação com o ácido clorídrico (HCl), ácido com o qual o alumínio reage violentamente, em uma reação extremamente exotérmica, com desprendimento de H2. Esse duplo efeito pode ser explicado pelo fato de o alumínio ter um caráter anfótero, ou seja,