Resumo documentario milton santos
No modelo de globalização como fábula, nos é apresentado um mundo imaginário, onde todos tem chance de subir na vida, onde as empresas governam para todos e todos são beneficiados por essas. Essas visões são usadas para mascarar a verdadeira face da economia frente as pessoas que acreditam que tudo está correndo bem e em perfeita harmonia, um mun do onde não há fome ou pobreza, que não existe desigualde. Ser pobre é em primeiro lugar culpa do pobre, que nessa fabula tem as mesmas oportunidades que um rico de crescer financeiramente.
A Globalização como perversidade é tal como ela realmente é, como a encontramos no dia-a-dia, uma globalização que suga os recursos naturais e biologicos, em troca de capital. No Documentário fica bem explicíto como essa funciona. As empresas só querem se beneficiar dos recursos naturais e lucrar mais e mais ao custo da probreza e da fome de dois terços da população, Através de trabalho escravo, da privatização dos recursos naturais como,por exemplo, citado no documentário: A água. Esse é um recurso indispensável a vida humana e a população, mas no mercado é chamado de “ouro azul”, pois uma vez privatizada, a água se tornaria uma fonte de lucro bastante rentável, já que todos necessitam dela para sobreviver. Assim como a comida que é mal distribuida, não há falta de alimentos e sim uma má distribuição dos mesmos.
A Globalização pervesa ainda tem como auxiliar a mídia e a política. Tanto a mídia informativa como a mídia artistíca usam como máscara, a doação de dinheiro para os considerados mais pobres, e midia informativa, controla noticias a seu bel-prazer, e publica e distorce de acordos com a vontade da classe dominante.A política por sua vez, nos