Antropologia
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA
ACADÊMICA: BRUNA OLIVEIRA DE MELO
DIVERSIDADE CULTURAL: Globalização e Culturas locais: dimensões efeitos e perspectivas
Itajaí, 27 de junho de 2008.
GLOBALIZAÇÃO E CULTURA: PROCESSOS DA INDÚSTRIA CULTURAL EM ESCALA MUNDIAL:
A autora do capítulo a ser abordado discorre sobre os efeitos da globalização na percepção do fenômeno cultural, em especial de seu comportamento em face dos processos de industrialização que, de forma coerente com a lógica capitalista, beneficia-se da estrutura global, mas deixa descoberto flancos da nossa visão de cultura.
A globalização é um fenômeno que alcança a grande maioria da humanidade contemporânea e seu amplo efeito nos faz perceber que está intrínseco em diferentes momentos de nossa vida. Reuni coisas e pessoas de origens distantes por elementos materiais e simbólicos e exige uma postura firme da sociedade e dos governos, por meio de políticas, para saber encarar, com consciência da profundidade dos efeitos, as conseqüências mais viscerais deste momento.
Não faz muito tempo que observamos a venda de inúmeros produtos de consumo de diversas etnias, como China, Paquistão, Argentina e Malásia, os quais devem ter passado ainda por outros países, como Estados Unidos, Japão e Paraguai, até chegar a nós. Vemos nossas novelas nas televisões cubanas, russas, e assistimos a filmes indianos e americanos. O capital alcançou meios de proliferar-se em uma ponta e tornar-se escasso em outra. Move-se com facilidade e agilidade nunca antes vistas e deixa os mercados mais vulneráveis, ainda mais frágeis as instabilidades internacionais. Todavia, nenhum elemento global tornou-se mais evidente, decisivo e instigante do que a rapidez de transmissão da informação.
Tal pensamento faz parte da mesma lógica, a da mundialização dos meios de consumo, e