Antropologia
A Antropologia do Direito se ocupa do aspecto legal ou normativo das sociedades, abrangendo também a questão da justiça, como elementos integrantes da organização social e cultural. Trata-se de uma área da antropologia social ou cultural voltada ao estudo das categorias que perpassam o saber jurídico: seus mecanismos de produção, reprodução e consumo.
2) Qual o objetivo de estudo da Antropologia Jurídica como campo de estudo em Antropologia Geral?
O estudo dessa disciplina tem por objetivo introduzir a constituição dos campos de estudo e pesquisa da Antropologia Jurídica. Propiciando fundamentação teórica básica à compreensão dos processos sociais presentes nas organizações jurídicas através do estudo e discussão das principais correntes antropológicas. Através disso, visa estabelecer correlações entre direito, justiça, lei e costumes nas sociedades partindo de textos antropológicos clássicos.
3) Discuta a vinculação ou relação entre Antropologia e Direito.
A Antropologia (anthropos = homem) é a ciência que se propõe a estudar o homem na sua totalidade, ou seja, nos seus aspectos sociais, naturais e históricos, o lhe confere um aspecto de ciência ampla e dependente de outras disciplinas e ciências para compor a análise de seu objeto de estudo (o homem).
Desta forma, sua relação com o Direito se torna imprescindível para entender os processos evolutivos do próprio direito, bem como de sua diversidade, ou seja, um país possui, além do aparato jurídico oficial, o convívio simultâneo com sistemas jurídicos distintos, assegurados pelos indivíduos – como é o caso das regras existentes dentro da aldeia indígena que muitas vezes conflitam com o Direito Oficial. A diversidade jurídica expressa à diversidade cultural e o jurista deve saber lidar com esta realidade.