Comunicação Empresarial
Estratégias de Interação
Entonação, palavras que enfatizam um diálogo (entendi, ok, está certo, né?), perguntas, pontuação, marcas de modalização, variação linguística, marcas de formalidade, marcas de informalidade, emprego de pronomes pessoais, explicações, exemplificações etc.
Estratégias de interação devem convergir para o alcance de nossas intenções comunicativas. Para tanto, devem ser adequadas ao contexto de produção.
Princípio da cooperação na interação
Máximas:
Máxima da qualidade Faça com que sua contribuição seja a mais verdadeira possível. Não diga aquilo que acredita ser falso. Seja sincero.
Máxima da quantidade Faça com que sua contribuição seja suficientemente informativa. Seja sucinto.
Máxima da relevância Faça com que sua contribuição seja relevante. Seja pertinente.
Máxima de modo Evite a obscuridade e a ambiguidade. Seja breve e ordenado.
Gênero textual
O que é?
Tipo relativamente estável de enunciado, caracterizado por um conteúdo temático, uma construção composicional e um estilo. Relaciona-se com a utilização da língua em uma determinada esfera de atividade humana.
Características
Conteúdo temático – domínio de sentido de que se ocupa o gênero.
Construção composicional – modo de organizar e estruturar o texto.
Estilo – seleção de meios linguísticos para um determinado gênero, em função da intenção comunicativa do autor/falante e da imagem que se quer transmitir dos interlocutores (autor/falante e leitor/ouvinte).
Classificação
Gênero primário – inserido na vida cotidiana e pertencentes à comunicação verbal espontânea. São predominantemente orais (mas não exclusivamente).
Gênero secundário – pertence a esferas de comunicação mais elaboradas (esferas jornalística, jurídica, religiosa, pedagógica etc.).
Linguagem Falada
Repetição
Hesitação
Omissão de informações
Suspensão de idéias
Uso de formas contraídas
Uso de marcadores conversacionais (p.ex.: né, tá)
Linguagem