A musica e o brincar
Vera Lucia Alexandre
Professor Orientador: Rogério Machado Rosa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia - (NFD. 0621) – Trabalho de Graduação 14/02/09
RESUMO O presente artigo tem como finalidade analisar a importância que o ato de ato de brincar tem na construção do conhecimento e no desenvolvimento físico, mental e emocional da criança. E também, apresentar a música como eficaz elemento pedagógico capaz de promover a socialização, a autonomia e a construção das diferentes áreas que compõe o universo infantil. Enfim, como uma maneira lúdica de estimular o desenvolvimento global da criança. A análise fundamenta-se na concepção Sócio-Interacionista de Vygotsky, onde as relações de interações mediadas pelo outro é que determina a autoconstrução de cada pessoa. Busca-se, então, fazer uma reflexão sobre a importância de usar brincadeiras musicais no processo pedagógico como eficiente elemento mediador da construção, formação e desenvolvimento da subjetividade individual e coletiva no contexto de Educação Infantil.
Palavras-chave: Brincar; Música; Desenvolvimento; Educação Infantil.
1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo principal apresentar “a música e o brincar: conhecer para transformar”. Esse artigo se propõe a explicitar que o brincar, como atividade que envolve a musicalidade pode ter fundamentos práticos, teóricos e metodológicos na Educação Infantil, tendo o professor como mediador da ação educativa.
O referido tema surgiu após observar o processo de integração infantil quanto aos fatores que determinam as crianças, da mesma faixa etária ou aproximada, a apresentarem diferentes níveis de integração social. Com esse enfoque faz-se a seguinte reflexão: quais os principais fatores externos que determinam, e ou, que interferem no processo de desenvolvimento da autonomia, subjetividade e interação social da criança.
A abordagem do problema discorrerá