A importância do brincar
O conceito de brincar é infinitamente flexível oferecendo escolhas e permitindo liberdade de interpretação. A maioria dos profissionais que trabalham com a educação e o cuidado inicial de crianças pequenas concorda que brincar é importante para o desenvolvimento, a aprendizagem e o bem estar delas.
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade.
Alguns profissionais consideram que brincar é uma questão ligada ao desenvolvimento, e não à educação; outros que brincar é somente apara crianças pequenas; ou que o brinquedo não deve ser contaminado pela interferência dos adultos, sendo livremente escolhido pelas próprias crianças; ou que se divertir se é elemento- chave para definir o que é brincar.
Os profissionais devem aproveitar a inclinação das crianças para aprender e brincar. Crianças pequenas não fazem distinção entre “brincar” e “trabalhar” e os profissionais devem tirar proveitos disso. Eles precisam compreender o valor de brincar e colocar em prática com as crianças, oferecendo ambientes ricos que promovam