a importancia do brincar
O presente trabalho trará a questão da importância da brinquedoteca no Ensino Infantil, verificando sua importância para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Este texto objetiva discutir a utilização de brincadeiras pelos profissionais que atuam nessa área e ainda tem como finalidade mostrar o resultado de uma entrevista feita com uma criança de 10 anos de idade, as questões abordadas serão: você sabe o que é uma brinquedoteca? Como deve ser uma? Que brinquedos e brincadeiras teriam?
O texto também abordará a questão do direito de brincar na infância, direito este que é assegurado por lei, mas que infelizmente nem sempre está sendo cumprido.
Os jogos e brincadeiras na educação infantil não estão somente relacionados ao ato de brincar, mas sim com o desenvolvimento cognitivo, lingüístico, afetivo, físico, moral e social.
A criança adora se movimentar e a escola não pode desmotivá-la com determinações que irão destruir suas ações. Sendo assim, é preciso que as instituições escolares proporcionem um ambiente rico em informações para que se estimule o desenvolvimento da criança, sem forçá-la a aprender o que ainda não é capaz, destaca Almeida (2003).
O trabalho se desenvolverá embasado nas teorias de autores que dedicaram seus estudos especialmente na importância da recreação no desenvolvimento integral da criança, que necessita de momentos que lhe proporcionem alegria e prazer.
Entre as várias abordagens teóricas serão citados o lúdico na Educação Infantil, a importância do brincar para a criança e o papel do adulto nos jogos, brinquedos e brincadeiras.
Martins Filho (2009) diz que é necessário que os adultos conheçam suas crianças, como pensam, sentem, fazem, dizem, como exploram sua vida. Isso permite aos adultos descobrir a realidade social e cultural que surge das interpretações e da participação das