As bases físicas do Brasil
Podemos entender como base física as ocorrências naturais que se manifestam no território do Brasil. No caso da Geografia, principalmente o relevo, a hidrografia, a vegetação e o clima.O ser humano atuando no meio natural retira matéria-prima ou usa-o de forma a satisfazer basicamente todas suas necessidades. Não podemos desvincular de forma plena o ser humano do meio natural onde ele vive nossa intenção aqui e fazer uma apresentação sucinta das características físicas presentes no Brasil, com o objetivo de entender em qual substrato o povo brasileiro e suas instituições atuam.Segue-se abaixo algumas informações sobre as bases físicas que constituem o Brasil. FORMAÇÕES VEGETAIS
As formações vegetais ocupam quase toda superfície do planeta e se desenvolvem naturalmente devido às influências principalmente de clima, solo, umidade, calor, etc.
Essas formações vegetais podem receber várias denominações dependendo de quem (ou da ciência) que os estudam. A MODELAGEM DO RELEVO:
A formação geológica do território brasileiro pertence aos “tempos antigos”, pois os escudos cristalinos surgiram no Pré-Cambriano (4.500 milhões de anos) e as bacias sedimentares começaram a se configurar nas Eras Paleozóica (570-290 milhões de anos) e Mesozóica (250-135 milhões de anos).
No entanto, o relevo (formas da crosta terrestre, produzidas pelos agentes internos e externos que nela atuam) pertence aos “tempos recentes”.
RELEVO
No Brasil as estruturas de relevo (composição das rochas terrestres) são antigas e as formas de relevo (parte mais superficial das estruturas) são mais recentes. As estruturas de relevo são formadas pelas forças internas do planeta (forças endógenas) enquanto as formas de relevo são esculpidas pelas forças externas (exógenas) com ação da água, ventos, temperatura, etc. - O relevo brasileiro é classificado em três tipos de