As bases fisicas do brasil
Podemos entender como base física as ocorrência naturais que se manifestam no território do Brasil. No caso da Geografia, principalmente o relevo, a hidrografia, a vegetação e o clima.
O ser humano atuando no meio natural retira matéria-prima ou usa-o de forma a satisfazer basicamente todas suas necessidades. Não podemos desvincular de forma plena o ser humano do meio natural onde ele vive, nossa intenção aqui e fazer uma apresentação suscinta das características físicas presentes no Brasil, com o objetivo de entender em qual substrato o povo brasileiro e suas instituições atuam.
Segue-se abaixo algumas informação sobre as bases físicas que constituem o Brasil.
Formações vegetais.
As formações vegetais ocupam quase toda superfície do planeta e se desenvolvem naturalmente devido às influências principalmente de clima, solo, umidade, calor, etc. Essas formações vegetais podem receber várias denominações dependendo de quem (ou da ciência) que os estudam. Dentre as denominações temos:
MAPA
Biomas: grandes tipos de ecossistemas da biosfera, que se diferenciam por um tipo de vegetação que o caracteriza. (SILVA JÚNIOR, César; SANSSON, Sezar. 2005.p.407);
Domínio morfoclimático: conjunto espacial de grandes dimensões que se caracteriza por uma interação coerente entre as feições do relevo, os tipos de solos, condições climática, hidrologia e as formas de vegetação. (MAGNOLI, Demétrio; ARAUJO, Regina, 2005.p.106).
Nesse trabalho trataremos as formações vegetais do Brasil como biomas. Especificando que um bioma pode conter vários tipos de vegetação, sendo que esse conjunto de vegetações visualmente se apresenta como uma extensão semelhante.
Biomas Litorâneos: compostos principalmente por mangues que ocorrem em boa parte do litoral brasileiro, são importantes zonas de reprodução de vida animal marinha.
Caatinga: ocorre no sertão nordestino, caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos e