bases de educação fisica no brasil
MÉTODOS MODERNOS, OBJETIVOS, CARACTERÍSTICAS, PROCESSOS DE TRABALHO E
MEIOS DE VERIFICAÇÃO.
I. OS PRIMEIROS MÉTODOS REGULARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Os primeiros métodos regulares de Educação Física, calçados em bases e princípios científicos, surgiram em fins do século XVIII, com AMOROS e LING. No início do período contemporâneo DEMENY; criticando as falhas do método de LING, dá origem ao aparecimento do método que tem seu nome, Método de Demeny. Posteriormente, novos métodos foram aparecendo, podendo-se citar entre eles, como primeiros métodos regulares de Educação Física:
1. Método Culturista Não era propriamente um método e é por isso, chamado também ginástica culturista, pois sua finalidade principal é a cultura das qualidades físicas do indivíduo, procurando desenvolver i sistema muscular por meio de exercícios analíticos, executados com resistência e utilizando, com freqüência halteres leves.
2. Método Natural de Hebert Baseado nos exercícios necessários às atividades do indivíduo, para sua manutenção na luta pela vida. Seu criador foi George Hebert, oficial da marinha francesa, que o criou após observações feitas sobre o estado de saúde perfeito de certos silvícolas e dos povos primitivos, acostumados a vida ao ar livre.
3. Método Desportivo Baseado exclusivamente nos desportos, visando melhorar o trabalho físico nesse sentido. Seu criador foi o Dr. Belli de Coteau.
4. Método Calistênico Seu nome é oriundo do grego “Kalistenios” que significa cheio de vigor (Kalos – belo e stheno – força). Modernamente, calistenia significa um verdadeiro sistema de exercícios físicos, executados, principalmente sem aparelhos, obedecendo a um ritmo seja musical (piano) ou por vozes de comando. Visam esses exercícios combater os efeitos deprimentes motivados pela ação que a vida agitada das cidades causa ao organismo.
5. Método Alemão Apareceu em