Antropologia
Curso: 1º Semestre de Direito
Disciplina: Introdução á Economia
Professor: Silvino Morais
Aluno(s): Alequissina Saraiva Mat. 12101460010 Andréia F. Azevedo Mat. 12101443210 Marcílio de Oliveira Mat. 12101419310 Ramon Leal Mat. 12101439510 Roberto Rodrigues Mat. 12101425810
Antropologia
Uma Chave para a compreensão do homem
Antropologia tem por conceito: a ciência social que estuda as diversas formações culturais do homem, tem que estudar outras culturas que não seja a sua, mesmo dentro da sociedade.
Tendo como característica o estudo de “comunidades” diversas, podendo ser isoladas ou extintas e aos aspectos materiais e imateriais da cultura.
Além de sua linguagem, estado, vestimenta, os antropólogos querem mais, como por exemplo, como são e como se relacionam em sociedade, buscando explicar o funcionamento das complexidades culturais, sua identidade.
Com o estudo dos povos sem tradição escrita, obrigando antropólogos a tentar entender língua, economia, religião, mitologia, leis como partes de um todo e não como fragmentos isolados, tornando-se generalista ao invés de especialista.
O antropólogo francês François Laplantine (1943), este que volta suas pesquisas para os campos da antropologia da doença e das religiões, além de dar sua atenção às relações da antropologia com a escrita. Estas abordagens, por ele são estudadas, em sua maioria na America latina (e com mais saliência o Brasil).
O campo e a abordagem antropológicas
O homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo. Em todas as sociedades existiram homens que observaram homens.
Apenas no final do século XVIII é que começa a se constituir um saber cientifico que toma o homem como objeto de conhecimento, e não mais a natureza; apenas nessa época é que o espirito