Antocianas
CARACTERÍSTICAS GERAIS
O termo antociana é de origem grega (anthos, uma flor, e kyanos, azul escuro) e trata-se de uma classe de flavonoides com aproximadamente 256 estruturas conhecidas. Depois da clorofila, as antocianinas são o mais importante grupo de pigmentos solúveis de plantas de origem vegetal. Responsáveis pelas cores de laranja, rosa, vermelho, violeta, azul e escarlate das pétalas e frutos de vegetais superiores, também são encontradas em outros órgãos como raízes e folhas.
FUNÇÕES
Nas plantas sua coloração age como atraente de insetos e de pássaros com o objetivo de polinizar e dispersar as sementes, também são responsáveis pela atividade inibidora do crescimento de larvas e de alguns insetos. Apesar de considerados como aditivos na indústria alimentar não são muito empregados pelas dificuldades de purificação, síntese e devido à sua instabilidade decorrente de diferentes fatores físicos (luz e pH) e possíveis reações com dióxido de enxofre.
EFEITOS TERAPÊUTICOS http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewFile/235/230 O interesse farmacológico resulta de suas atividades anti-inflamatórias e antiedematogênicas. As antocianas e suas respectivas agliconas são compostos bioativos que possuem capacidade antioxidante.
CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS http://www.ufpel.edu.br/faem/agrociencia/v13n3/artigo02.pdf- A estrutura química básica das antocianas é uma molécula polar baseada em uma estrutura policíclica de quinze carbonos. Figura 1 - Estrutura química das antocianinas (LÓPEZ, et al., 2000).
A forma livre das antocianas (antocianidinas) pode apresentar-se de maneira mais estável na forma de heterosídeos, nas posições C-3 e C-5, chamados antocianosídeos. Os açucares encontrados mais frequentemente são: glicose, galactose, ramnose, arabinose, xilose.
EXEMPLOS FREQUENTEMENTE ENCONTRADOS NA NATUREZA
(HARBORNE & GRAYER, 1988) http://www.ufpel.edu.br/faem/agrociencia/v13n3/artigo02.pdf- ANTOCIANINAS: UMA