Aspectos legais do negocio
1. Comente sobre a importância jurídica da ética e da moral nos negócios:
R. A ética e a moral andam juntas apesar de serem coisas distintas, a ética é algo inerente de cada ser humano, tem a ver com o caráter, é o que faz distinguir o certo e o errado, o bem e o mal é que dá ao ser humano a possibilidade de reflexão da moralidade.
Já a moral é oriunda dos costumes, hábitos, normas, regras e valores estabelecidas por uma sociedade, povo ou religião.
Num país onde o preceito de levar vantagem em tudo permeia entre algumas pessoas, torna os conceitos e práticas da ética e da moral ainda mais importantes visto que nos negócios a omissão de informações e/ou descumprimento de normas pode levar a uma questão jurídica, implicando em perdas financeiras, negatividade no mercado e até a extinção da empresa.
2. Uma grávida, atingida por um tiro durante uma tentativa de assalto ao ônibus que estava, teve paraplegia permanente dos membros inferiores impedindo-a de exercer suas atividades remuneradas, necessitando de ajuda de terceiros até para os atos mais corriqueiros da vida cotidiana.
Responda fundamentando: há responsabilidade do transportador sobre o fato? Qual o tipo de responsabilidade?
R. Sim, visto que a atividade exercida ( transporte de passageiros) gera um risco a outras pessoas. É uma responsabilidade civil objetiva, pautada pela teoria do risco onde se dispensa o elemento culpa.
3. João das Covas comprou um apartamento da Construtora Alicerces, cujo o parcelamento foi feito com a própria construtora e consistia em 30 parcelas iguais de R$2.000,00. No contrato, a construtora incluiu uma cláusula de irrevogabilidade de arcar com o contrato e que havendo rescisão imotivada por Joao ele perderia todas as parcelas já quitadas em favor da construtora e sendo a construtora culpada ao que pediu sua rescisão e também seu dinheiro de volta oferecendo-se para alugar alguma multa pela rescisão indicando