Antidiabéticos
Introdução 10 1. 11 2.1. DEFINIÇÃO 11 2. 12 3.2. Definição 12 3. 13 4. CONCLUSÃO 28 5. REFERÊNCIAS 28 6. APÊNDICE 28
INTRODUÇÃO
Ser diabético implica saber o que é a diabetes, as suas conseqüências e o que fazer para ser mais fácil viver com a doença. Quando não controlada surgem complicações que é sempre possível prevenir. Também é preciso que os doentes se comprometam com a sua saúde.
A diabetes é uma doença crônica que aparece quando o organismo não consegue utilizar a sua principal fonte de energia - a glicose - um açúcar produzido pelo fígado, mas também fornecido pela alimentação.
Para a glicose penetrar nas células é preciso insulina, uma hormonal produzida pelo pâncreas, que vai transformar a glicose em energia. Quando há falta de insulina ou quando o organismo é resistente à sua ação, a glicose acumula-se no sangue. Surge então, a diabetes.
1. ENTENDENDO A DIABETES
A insulina também estimula as células musculares e hepáticas a transformar a pequena molécula de glicose na grande molécula de glicogênio, estimulando, assim, a lipogênese.
De forma simples podemos dizer que após metabolizada dentro da célula, a glicose é transformada em energia. Isto só é possível porque a insulina age aumentando a permeabilidade da membrana celular, o que permite que a célula receba a glicose e a transforme em energia, para, assim, realizar todas as suas funções.
As principais características desta doença são: hiperglicemia, ou seja, uma elevação da quantidade de glicose no sangue e glicosúria (presença de açúcar na urina).
Entre seus sintomas mais freqüentes estão: o aumento da freqüência em urinar, sede exagerada, apetite exagerado, perda de peso, coceiras e doenças na pele, inflamações dos nervos, etc.
Por ter esta deficiência na produção de insulina, o diabético deve evitar doces, massas (pois estas ao serem metabolizadas dentro de