Interação Medicamentosa
FACULDADE DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL C
ALUNA: GABRIELA REBOUÇAS BOTELHO
Exercício 1
1.1 a) Azitomicina + Ciprofloxacina Gravidade: Importante Mecanismo de ação: A interação desses medicamentos pode provocar o aumento do intervalo QT (referente ao intervalo exposto no eletrocardiograma). Processo farmacocinético: A interação não envolve os mecanismos farmacocinéticos. Estratégias de manejo: Acompanhar a atividade elétrica do ventrículo esquerdo para observar alterações no intervalo QT.
b) Clorpropramida + Ciprofloxacina Gravidade: Importante Mecanismo de ação: Desconhecido. O uso concomitante de fluoroquinolonas e agentes antidiabéticos podem resultar em mudanças na concentração de glicose no sangue e um aumento do risco de hipoglicemia ou hiperglicemia. Processo farmacocinético: Desconhecida a interferência nos mecanismos farmacocinéticos. Estratégias de manejo: Acompanhar os níveis de glicose no sangue e ajustar a dose do antidiabético. Pode ser necessário ajuste da dose após a descontinuação de uma fluoroquinolona.
c) Clorpropramida + Levotiroxina Gravidade: Moderada Mecanismo de ação: Desconhecido. O uso concomitante de agentes antidiabéticos e hormônios tireoidianos pode resultar na diminuição da efetividade do agente antidiabético. Processo farmacocinético: Desconhecida a interferência nos mecanismos farmacocinéticos. Estratégias de manejo: Acompanhar atentamente controle da diabetes, pois pode ser necessário aumentar a dose do agente antidiabético.
d) Ciprofloxacina + Sulfato Ferroso Gravidade: Moderada Mecanismo de ação: Diminuição da absorção de ciprofloxacina devido à quelação. O uso concomitante de ciprofloxacina e ferro pode resultar na diminuição da eficácia da ciprofloxacina. Processo farmacocinético: Absorção de ciprofloxacina. Estratégias de manejo: Como a administração da