diabetes
Vamos relembrar o que é o diabetes. É uma doença do metabolismo da glicose onde o paciente pode ter alteração ou incapacidade na síntese de insulina e na secreção da insulina ou simplesmente o paciente consegue secretar a insulina, mas tem a dificuldade dessa insulina exercer sua ação, ou seja, ele possui uma resistência insulínica. Além de saber o conceito do diabetes, nós precisamos entender que esse diabetes pode causar secundariamente outras patologias nesse paciente. Então o diabetes é responsável por complicações micro/macrovasculares no paciente além de alterações neuropáticas. Então o tto incorreto ou o não tto do de um paciente com diabetes, pode acarretar outras patologias ou outras reações que podem se tornar graves na vida desse indivíduo.
Existem 4 tipos principais de diabetes .O diabetes tipo 1, onde o paciente possui uma deficiência na secreção de insulina e nesse paciente é muito comum você encontrar auto anticorpos na corrente sanguínea desse paciente, então o paciente ele pode ter auto anticorpos contra a insulina ou o paciente pode ter uma destruição das células β-pancreáticas e, consequentemente. deixar de secretar ou produzir essa insulina no organismo. É um tipo de diabetes que acomete principalmente indivíduos abaixo de 30 anos, pacientes jovens e não obesos.
Já o diabetes tipo 2 acomete pacientes que são mais velhos, pacientes com idade adulta pra frente, pacientes que são obesos. No caso do diabetes tipo 2 nós raramente encontramos auto anticorpos nesse paciente, porque geralmente a diabetes tipo 2 está associado a obesidade do paciente ou a essa resistência a insulina que a obesidade pode trazer.
Além desses 2 tipos principais, nós também possuímos a diabetes tipo 3 que pode ser uma diabetes causada por outra ocasião, como a utilização de uma medicação ou por doença e a diabetes vai ser uma doença secundária. Um dos medicamentos que nós mais visualizamos quadros de diabetes são os glicocorticoides.Os pacientes