INADIMPLÊNCIA EM EMPRESAS
Uma forma de garantir a adimplência das pequenas e médias empresas é buscar orientação especializada, por meio de consultorias ou de forma direta, por meio de cursos de especialização sobre análise de crédito e cobrança. O gerente comercial da CRC Recuperadora, Mauro Silva, complementa ainda que, além de buscar orientação, os novos empresários devem ter uma reserva financeira, como estoque de matéria-prima. "Há também a facilidade de recursos tecnológicos. Existem sistemas de cobrança, que além de facilitar as cobranças, envia e-mail avisando o cliente sobre a proximidade do vencimento do título. Mas, é bom lembrar que, a cada dia sempre aparece uma nova fórmula de golpe, por isso, deve-se sempre consultar fontes de informações fidedignas como Serasa e SPC", recomenda.
Para o gerente executivo da Serasa Experian, Marco Serralheiro, para pequenas empresas, buscar qualificação especializada deve ser prioridade. "O Sebrae oferece diversos cursos para auxiliar a pequena empresa. Muitos dos serviços que oferecemos também são dimensionados para essa etapa do pequeno empresário, e que acabam sendo ferramentas fundamentais para o sucesso e desenvolvimento dessas empresas", garante.
Em paralelo, o fluxo de caixa, a programação de perdas, taxa de risco e custo de cobrança devem fazer parte do planejamento de qualquer empreendimento, seja qual for o tamanho. "Isso deve ser contemplado na formulação de preço dos serviços e produtos oferecidos por essa pequena empresa", explica.
FERRAMENTAS COMPLEMENTARES
Um dos utensílios fundamentais para uma boa gestão de crédito e cobrança é o fluxo de caixa. Mas, porque é tão importante, sobretudo para as MEPs? Por se tratar de um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa como as entradas e saídas. Por isso, é indispensável em todo o processo de tomada de decisões financeiras, em empresas de todos os portes, justifica a consultora da Contmatic Phoenix,