Anemia
Anemia é o termo que designa uma deficiência em glóbulos vermelhos, ou eritrócitos no sangue. Clinicamente, este fenómeno resulta em níveis anormalmente baixos de hemoglobina (Hb) no sangue.
A hemoglobina é a proteína com teor em ferro que se acumula nos glóbulos vermelhos e que transporta oxigénio, através do sangue, desde os pulmões até outras partes do corpo, como os músculos, onde liberta a sua carga em oxigénio.
Os tecidos precisam de oxigénio para funcionar. Este permite-lhes converter as fontes de energia (como a glucose), permitindo a contracção muscular, a condução dos impulsos nervosos, etc.
O ferro é um componente essencial da hemoglobina. Baixos níveis de ferro têm como resultado uma redução da produção de hemoglobina e consequentemente anemia.
Como se define clinicamente a anemia?
A concentração normal de hemoglobina é de 16 g/dl para os homens e de 14 g/dl para as mulheres.
A anemia é definida como uma concentração de hemoglobina inferior a 14 g/dl para os homens e 12 g/dl para as mulheres.
A anemia diminui a capacidade de realização das actividades diárias e consequentemente alterar negativamente a qualidade de vida. Na secção seguinte indicamos alguns conselhos sobre como lidar com os efeitos da anemia.
O cansaço é a principal consequência da anemia tendo, um importante impacto na vida quotidiana. Porém, felizmente, os médicos dispõem de uma vasta gama de tratamentos anti-anémicos. Leia o nosso Retrato do Doente para compreender melhor os efeitos da anemia e - acima de tudo - aquilo que é possível fazer para a combater.
Retrato do Doente
Quem sofre de anemia, provavelmente não tem a noção dos principais factores que estão na origem desta doença como, por exemplo, a falta de glóbulos vermelhos. Porém, sem dúvida que sentirá uma sensação de cansaço e fadiga. De facto, a fadiga é o sintoma mais comum da anemia, podendo, o seu impacto sobre a qualidade de vida ser devastador.
Fadiga é o termo utilizado para descrever