Tecido Adiposo
As células adiposas possuem um grande vacúolo central de gordura, que aumenta ou diminui, dependendo do metabolismo: se uma pessoa come pouco ou gasta muita energia, a gordura das células adiposas diminui; caso contrário, ela se acumula. O tecido adiposo atua como reserva de energia para momentos de necessidade.
O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo especializado no armazenamento de gordura no interior de células diferenciadas denominadas de adipócitos, servindo como:
- Reserva energética durante os períodos prolongados de dieta, na falta de alimentos e após a consumação do glicogênio estocado no fígado e músculos;
- Auxílio na regulação térmica, atuando como proteção contra o frio, em virtude de sua localização sob a pele;
- Envolvendo órgãos, como por exemplo, o coração, proporcionando acomodação ao movimento de sístole e diástole, além de protegê-lo contra traumas mecânicos.
Pode ser subdividido em dois tipos:
Tecido adiposo Unilocular - com células, apresentam forma de esfera, tendo em seu interior uma grande quantidade de lipídios, em uma "gota", tanto que o núcleo achatado e o citoplasma são deslocados do centro. A quantidade de substâncias fundamentais é menor que em outros tecidos.
Tecido Adiposo Multilocular – com células menores que as do unilocular, pois ao invés de uma grande "gota" de gordura, é constituída por diversas gotículas (vacúolos) que se espalham por todo o citoplasma.
O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo que acumulam lipídios (gorduras) em seu interior, no citoplasma. Essas células, chamadas de Adipócitos, em sua