tecido adiposo
O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo que acumulam lipídios (gorduras) em seu interior, no citoplasma. Essas células, em sua maioria, são de forma esférica e maiores que as demais. A gordura armazenada nessas células servirá como fonte de energia para o organismo. Também constitui um excelente isolante térmico e isolante mecânico, pois absorve os impactos, impedindo que estes cheguem aos órgãos e os danifiquem.
Especializado no armazenamento de gordura no interior de células diferenciadas denominadas de adipócitos, o tecido adiposo Server como: - Reserva energética durante os períodos prolongados de dieta, na falta de alimentos e após a consumação do glicogênio estocado no fígado e músculos. - Auxílio na regulação térmica, atuando como proteção contra o frio, em virtude de sua localização sob a pele. - Envolvendo órgãos, como por exemplo, o coração, proporcionando acomodação ao movimento de sístole e diástole, além de protegê-lo contra traumas mecânicos. (Fonseca, 2008). Em excesso, o tecido adiposo pode prejudicar a saúde das pessoas, pois vai se acumulando e aumentando o peso. Esse excesso provoca a obesidade que é prejudicial para o funcionando de alguns órgãos vitais como, por exemplo, o coração. (CURI, 2013).
A classificação desses tecidos é feita tendo como critérios a pigmentação da gordura armazenada e a forma de organização:
-Tecido adiposo branco (ou unilocular): Suas células apresentam forma de esfera, tendo em seu interior uma grande quantidade de lipídios, em uma “gota”, tanto que o núcleo achatado e o citoplasma são deslocados do centro. A quantidade de substâncias fundamentais é menor que em outros tecidos. Esse tecido é bastante irrigado por vasos sanguíneos. Em torno das células está uma vasta rede de fibras reticulares, que dão sustentação à massa gordurosa. O nome vem da coloração, que está entre o branco e amarelo escuro, dependendo da alimentação do indivíduo. É