Prática Nº6
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA
QUÍMICA LICENCIATURA
PROPRIEDADES OXIDANTES DO NO3 E NO2
Luana Carine Barros de Lima
Sthepany Nascimento
Victor Alves Spinelli
MACEIÓ
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA
QUÍMICA LICENCIATURA
PROPRIEDADES OXIDANTES DO NO3 E NO2
Relatório solicitado para obtenção de nota da disciplina Química Inorgânica I do curso de Química Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas, sob Orientação do Professor Fábio Vieira e Supervisão da Professora Rusiene.
MACEIÓ
2013
OBJETIVO
O objetivo geral é analisar e comprovar as propriedades do nitrogênio. E em relação aos experimentos, é verificar as propriedades de redução e oxidação das reações citadas no roteiro.
INTRODUÇÃO
O grupo 15, também conhecido por família 5A, é composto pelos elementos: nitrogênio, fósforo, arsênio, antimônio e bismuto. Eles possuem configuração eletrônica externa do tipo ns2np3. Todos os elementos desse grupo apresentam estado de oxidação máximo +5, indicando que utilizam cinco elétrons para realizar suas ligações.
O nitrogênio foi descoberto em 1772, pelo botânico Escocês Daniel Rutherford. O nitrogênio constitui 78% em volume da atmosfera da terra, onde ele esta presente em molécula de N2. O nitrogênio é encontrado abundante na crosta da terra.
O nitrogênio exige uma grande variedade de estados de oxidação, que pode ser verificado pelos seguintes exemplos: -3 na amônia (NH3), -2 na hidrazina (N2H4), -1 na hidroxilamina (NH2OH), 0 no nitrogênio molecular (N2), +1 no óxido nitroso (N2O), +2 no óxido nítrico (NO), +3 no óxido nitroso (HN2O), +4 no dióxido de nitrogênio (NO2) e +5 no ácido nítrico (HNO3). Passando uma faísca elétrica através do N2 gasoso a baixas pressões, pode-se obter o