Anemia
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho desenvolvido justifica-se da necessidade de obter conhecimentos acerca de um conjunto de perturbações e alterações quantitativas e qualitativas do sangue chamado de anemia.
Aqui serão apresentadas as causas, os sintomas, as formas de diagnóstico, as mudanças causadas no organismo devido a esta alteração sanguínea, a forma de tratamento nutricional entre outros pontos que são de importante conhecimento para o futuro profissional da área da saúde.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Fisiopatologia
A anemia consiste em níveis reduzidos de hemoglobina, quando comparados com os valores normais em indivíduos do mesmo gênero e idade. A principal consequência da anemia é o abastecimento insuficiente de oxigênio para o corpo. Uma anemia severa conduz, por um lado, a um aumento do risco de mortalidade para a mãe e filho e, por outro, a um desenvolvimento físico e cognitivo comprometido. Geralmente afeta também a condição física e produtividade dos adultos.
É possível classificar a anemia em função da capacidade de produção de eritrócitos (glóbulos vermelhos). As três principais classes de anemia correspondem a uma produção deficiente ao nível da medula óssea (hipoproliferação), alteração na maturação dos eritrócitos (eritropoiese deficiente) ou a um acréscimo da destruição de eritrócitos (hemólise).
Classe de Anemia
Causa
Patologia Associada
Produção deficiente ao nível da medula óssea (hipoproliferação)
Danos na medula
Anemia aplástica, infiltração/ fibrose, anemia causada por um tumor
Deficiência de ferro leve a moderada
Inadequada estimulação de EPO
Inflamação, condições metabólicas (ex. hipotiroidismo), doença renal, anemia causada por um tumor
Alteração na maturação dos eritrócitos (eritropoiesedeficiente)
Defeitos ao nível do Citoplasma
Deficiência de ferro severa e prolongada, thalassemia, anemia