quadro de sociedade
Para fins de atendimento dos usuários da informação contábil, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis, de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), através do Ofício Circular CVM nº 01/2007, estabeleceu regras para as normas contábeis pelas Companhias Abertas, incluindo as informações obrigatórias na publicação das demonstrações contábeis.
As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período de doze meses. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados de dado período dos recursos utilizados.
Tais informações, juntamente com outras constantes das notas explicativas às demonstrações contábeis, auxiliam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da empresa.
COMPONENTES
As demonstrações contábeis incluem os seguintes componentes:
1. Balanço patrimonial;
2. Demonstração do resultado;
3. Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; 4. demonstração das mutações do patrimônio líquido;
5. Demonstração dos fluxos de caixa;
6. Demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; e
7. Notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.
COMPARATIVO
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior. Por exemplo, 2013 e 2012.
BALANÇO PATRIMONIAL
Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o Balanço