Anemia
Anemias são alterações patológicas que se caracterizam pela diminuição da massa eritrocitária, devido a alterações da produção de hemoglobina ou a outras alterações relacionadas diretamente a perdas hemática (hemorragias), por defeito da síntese ou por destruição (hemólise) dos glóbulos vermelhos.
A função dos eritrócitos consiste em transportar oxigénio para s tecidos. Desta forma a anemia, pela redução da massa total circulante de eritrócitos se encontrar abaixo dos limites normais, diminui a capacidade de transporte de oxigénio ao organismo.
A anemia pode ainda ser causada pela deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
Os sinais e sintomas mais frequentes são, vertigens, cefaleias, irritabilidade, sonolência, anorexia e palidez.
Anemia Aplástica
A anemia aplástica (anemia resultante de produção alterada de eritrócitos) afeta todas as faixas etárias de ambos os sexos. A anemia aplástica pode ser consequência de exposição a determinados fármacos, por exemplo, cloranfenicol, sulfonamidas, fenilbutazona, e anticonvulsionantes, por ex, mefenítoina. Os inseticidas e outras substâncias químicas como por exemplo o benzeno poderão igualmente causar anemia aplástica.
O defeito que conduz a anemia aplástica é, muito provavelmente, lesão ou destruição duma célula indiferenciada comum que afeta todas as populações de células subsequentes. A anemia aplástica também pode ser congénita.
A anemia aplástica, geralmente, caracteriza-se por depressão ou interrupção da atividade de todos os elementos hematopoiéticos. Verifica-se uma diminuição dos glóbulos brancos (leucopenia), diminuição das plaquetas (trombocitopenia) e diminuição da formação dos glóbulos vermelhos que conduz a anemia. O processo pode ser agudo ou crónico, consoante o fator causador da anemia. No exame clínico muitas vezes os resultados são normais. É característico o hemograma revelar pancitopenia (descida acentuada do número de células de todos os tipos). O