Anemia
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
FARMÁCIA
Anemias
Diagnostico diferencial
Brasília
2013
Anemias Microcíticas Hipocrômicas
A anemia microcitica ocorre quando a deficiencia na sintese de hemoglobina, assim com essa deficiencia dimunui a concentração de hemoglobina que atinge o eritrocito gerando uma hipocromia.
Parar diagnosticar essa anemia, é necessário verificar como está a reserva de ferro serico, a dosagem de ferritina serica, a transferina e a capacidade de ligação. Se a dosagem de ferro estiver reduzida, índica uma anemia ferropênica. Se não, é sinal de talassemia.
Anemia Ferropênica
É uma das anemias mais frequentes na população, é acomete bebês, crianças, mulheres e doadores de sangue. Para diagnosticar um paciente com esse quadro clínico, é necessário avaliar os dados de um hemograma. Se o férro sérico,a tranferrina, o volume corpuscular médio, a hemiglobina corpuscular média e a hemiglobina estiverem diminuidas, é indicativo de uma anemia ferropênica. É preciso avaliar,também, a capaciade total de ligação do ferro que precisa estar aumentada e se há uma dupla população das hemácias.
Talassemias
É uma doença hereditária causada por uma redução ou anomalia na síntese de globina.Em relação a quantidade, as hemoglobinas estarão em uma quantidade inferior. Existem as β-talassemias, que é uma alteração no cromossomo 11, e as α-talassemias, que ocorre no cromossomo 16 . A talassemia homozigótica, é diagnosticada mais facilmente, se for heterozigótica, poderá levar um tempo para diagnosticar.
Anemias Macrocíticas
Essa anemia tem como caracteristica VCM elevado pode haver presença ou não de reticulócitos. Caso haja a presença Se tiver presença indica que o paciente esta com um hemorragia, se não tivre reticulocitos é necessario verificar a vitmina B12 e o ácido fólico.
Quando a vitamina b12 e o acido folico estiverem alteradas, é um indicativo de anemia megaloblástica. Se não estiver, pode ser um