Analises microbiológicas em milho tipo conserva
CIENCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO
SAMANTHA ANGÉLICA MATUS DE LA PARRA FIGUEIRA
ANALISES MICROBIOLOGICAS EM LATAS DE MILHO TIPO CONSERVA
Itumbiara, Novembro de 2014.
SAMANTHA ANGÉLICA MATUS DE LA PARRA FIGUEIRA
ANALISES MICROBIOLOGICAS EM LATAS DE MILHO TIPO CONSERVA
Projeto interdisciplinar apresentado ao curso de Ciências Biológicas Bacharelado, como requisito parcial das atividades interdisciplinares do 6º Período, orientado pela Professora Danielle Alves de Moura Bréfere.
Itumbiara, Novembro de 2014.
INTRODUÇÃO
Os serviços de alimentos enlatados têm aumentado em todo mundo, inclusive no Brasil (ABERC, 1990). E com isso, os alimentos ficaram mais expostos com riscos de contaminações microbianas associadas a prática incorretas e manipulação e processamento (ALMEIDA, 1995)
Os centros de vigilância sanitária e os órgãos de defesa aos consumidores recomendam a não usar produtos cujas latas estejam danificadas e justifica que há possibilidade de contaminação microbiológica se elas estiverem danificadas (LEOVATO, 2008).
Os produtos em conserva são acondicionados em embalagens de metal oferece resistência, impermeabilidade, reciclagem, alta produtividade, e baixo investimento na linha de produção (LEOVATO, 2008).
Em grandes e médios supermercados, a média de amassamento chega a 3,6% anualmente, que corresponde a cerca de 191 mil toneladas de alimentos perdidos. Levando em consideração de onde ocorre o amassamento do produto é um dos pontos mais importantes em relação à qualidade do alimento, pois poderá causar a perda hermética da embalagem, levando a deterioração do alimento por vazamento que caracteriza a presença de vários microrganismos, que pode conter bactérias lácticas, bolores e leveduras, dependendo do microrganismo predominante pode haver ou não a produção de gás (LEOVATO, 2008).
Com base em estudo feito por