Enfermagem
Noções de higiene na manipulação de alimentos
As práticas de higiene são fundamentais em um serviço de alimentação e nutrição. Elas garantem uma alimentação saudável, livre de microorganismos que podem causar doenças. Nós não vemos os microorganismos, mas eles estão presentes no nosso dia a dia e podem ser encontrados nos: alimentos, água, ar, boca, mãos, cabelos, etc. Estes microorganismos só podem ser observados através de um microscópio.
Como não vemos os microorganismos, mas sabemos que estão presentes em todo lugar e podem ser perigosos para nossa saúde, é fundamental que a higiene pessoal, do local de trabalho, dos alimentos e dos utensílios e equipamentos seja realizada rigorosamente.
Pré Preparo
Esta etapa é muito importante porque a contaminação do alimento pode ocorrer antes mesmo de seu preparo ou durante a preparação.
A higienização correta, a escolha e corte, dentre outras operações que preparam para o cozimento, são fatores que devem ser observados.
A seguir é descrito o passo a passo para um preparo seguro do alimento:
- conhecer as preparações para a prática adequada do pré-preparo;
- examinar a qualidade e quantidade dos gêneros a serem utilizados;
- no caso de gêneros alimentícios congelados, evitar o descongelamento em temperatura ambiente, o que pode causar a proliferação de microorganismos;
- descongelar na véspera em refrigerador. Não descongelar alimentos sob água corrente, de molho ou em água quente;
- verificar se os produtos congelados mantêm a qualidade após o degelo;
- separar e lavar todos os utensílios que serão utilizados e verificar se os equipamentos estão funcionando;
- realizar cada tarefa em espaço físico apropriado, higienizando e desinfetando bancadas e utensílios sempre que utilizar tipos diferentes de alimentos (crus, cozidos ou servidos “in natura”) . Isso evita a contaminação cruzada, ou seja, que o microorganismo de um alimento,