Analise Swot
A análise SWOT cruzada nada mais é do que uma determinadora da estratégia que a empresa vai adotar. Para se obter a estratégia deve-se cruzar os dados da SWOT e assim analisar o que pode ser feito. Consiste em cruzar as informações dos quatro quadrantes, de forma a obter um moldura que permita delinear estratégias importantes para o futuro da empresa/instituição.
Para a análise SWOT Cruzada é preciso primeiro fazer uma análise clara do ambiente, ou seja, pesquisar profundamente as forças e fraquezas e saber identificar as oportunidades e ameaças. Para cada cruzamento é importante saber criar objetivos/estratégias:
Estratégia Ofensiva: Pontos Fortes x Oportunidades (SO)
Deve-se pegar cada um dos pontos fortes e cruzar com as oportunidades. É uma estratégia de crescimento e desenvolvimento, investindo em melhorias do que já é bom. Estratégia de ataque. Estratégia ofensiva para desenvolvimento das vantagens competitivas.
Estratégia de Confronto: Pontos Fortes x Ameaças (ST)
Cruze cada ponto forte com suas ameaça. Mostra a capacidade de afastar as ameaças, usando-se da defesa. Ou seja, tirar o maior proveito dos pontos fortes para afastá-las. Estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa.
Estratégia de Reforço: Pontos Fracos x Oportunidades (WO)
Cruze cada ponto fraco com as oportunidades. Você irá reforçar suas fraquezas para que elas não venham a te atrapalhar no mercado competitivo. É uma estratégia para tirar vantagem de suas fraquezas, tentando torná-las fortalezas. Estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades.
Estratégia de Defesa: Pontos Fracos x Ameaças (WT)
Cruze cada ponto fraco com as ameaças. É voltada para diminuição das perdas ou do impacto que elas podem causar. Analisamos situações vulneráveis e fazemos de tudo para diminuir seus impactos. Estratégia defensiva com possíveis modificações profundas para proteger a empresa.