Projeto: Festival de Dança da FVC
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
2º PERÍODO
PROJETO DA DISCIPLINA TEORIA E PRÁTICA DA DANÇA I
1º FESDAF – FESTIVAL DE DANÇA DA FACULDADE VALE DO CRICARÉ
São Mateus
2013
Romário Guimarães Franca Profº. da FVC, da Escola Alternativa Lago dos Cisnes e do Município. Mestrando Profissional Em Gestão Social, Educação E Desenvolvimento Regional.
1. Introdução:
Nós, seres humanos, possuímos um jeito único de manifestar aquilo que somos, pois temos a capacidade de expressar nossos pensamentos e emoções de muitas maneiras diferentes, de uma forma que nenhum outro ser vivo é capaz de fazer.
Assim, desde os primórdios da humanidade somos diferentes, entre outras coisas, pela capacidade de produzir arte, como a música, a dança, a escultura, a pintura etc.
De todas as diversas formas de arte, a dança é considerada a mais antiga de todas e também a única que dispensa a utilização de materiais e ferramentas. Para expressar a arte da dança o ser humano precisa basicamente do corpo e da sua vitalidade própria. Desde a mais tenra idade, com o simples mover do corpo, seguindo uma coreografia em sintonia com um certo ritmo musical, qualquer criança pode expressar a arte da dança. Dessa forma, aprendemos desde cedo que a dança é uma maneira extraordinária de expressarmos nossos sentimentos e experiências mais subjetivas.
Desde o início da civilização humana até os dias de hoje a arte da dança evoluiu enormemente. Nisso, modalidades antigas de dança sofreram influências variadas à medida que suas práticas se disseminavam pelo mundo; e com o passar dos séculos