Analise Swot
1.1 ANÁLISE INTERNA A Basf (empresa alemã) registrou resultados superiores a dois dígitos em 2004 e definiu seu plano de investimentos até 2009. A maior empresa química do mundo planeja aplicar nos próximos cinco anos quase 200 milhões de euros na América do Sul. O investimento atenderá a modernização e o aumento da capacidade do seu parque industrial.
O novo ciclo de investimentos, no entanto, contempla um volume inferior ao dos últimos três anos - que foi de cerca de 300 milhões de euros.
Através do desempenho da divisão agrícola, o lucro operacional da Basf no continente subiu mais de 40% e chegou a quase 300 milhões de euros em 2004. As vendas foram 17% superiores e somaram 2 bilhões de euros. As receitas globais foram de 37 bilhões de euros em 2004. A Basf e a Petrobras tinham em mente um plano para a construção de uma unidade de ácido acrílico - matéria-prima usada em fraldas descartáveis. Mas o projeto vem sendo desenhado hoje pela estatal com a Elekeiroz e a Dow Química.
Por conta da quase estagnação das economias sul-americanas, uma outra planta de ácido acrílico foi parar na China. E uma unidade, que tem capacidade de 160 mil toneladas anuais, será inaugurada neste ano.
1.1.1 Pontos fracos e fortes
A análise do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.
Ponto forte: É a diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (variável controlável).
Ponto fraco: É uma situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial (variável