Grupo Focal
GRUPO FOCAL
Dilemas e angústias de enfermeiros plantonistas evidenciados em grupo focal
Representações sociais de estudantes universitários sobre cotas na universidade
Alunos: Alice Rodrigues
Beatriz Marques
Larissa Alves
Patrícia Tostes
Turma: 2k
Esse presente trabalho visa relatar o método utilizado nos artigos propostos e esclarecer o motivo da utilização deste nas pesquisas em pauta.
Dilemas e angústias de enfermeiros plantonistas evidenciados em grupos focais é o primeiro artigo de qual trataremos.
Resumo: O objetivo deste estudo foi entender de que forma os enfermeiros plantonistas interpretam a realidade do convívio hospitalar e o conflito existente nessas relações, com a intenção de propor melhorias para tais. Para se colher os dados dessa pesquisa qualitativa foi utilizada a técnica de grupo focal, formado por treze enfermeiros plantonistas, com o propósito de obter informações mais profundas de suas opiniões a partir de um discussão informal. Foram identificadas grandes dificuldades em relação ao trabalho coletivo e solidário, como o desentendimento entre os próprios enfermeiros ou com outros profissionais do hospital, também como a falta de materiais para assistência a falta de apoio dentro do ambiente de trabalho. Verificou-se então a necessidade de criar ambientes de reflexão e comunicação visando fortalecer os laços entre os profissionais e diminuir as angústias no trabalho do enfermeiro plantonista.
Nesse o método empregado pelos autores é qualitativo nomotético. O motivo da utilização desse método na pesquisa foi analisar, com profundidade, as perspectivas e visões dos enfermeiros para melhorias nos relacionamentos e condições de trabalho. O método qualitativo utilizado foi baseado em técnica de grupo focal, o qual apropria-se de um pequeno grupo de discussão informal, que busca por informações de caráter qualitativo com certa profundidade revelando a