Grupo focal
1.1 HISTÓRICO
O grupo focal teve sua origem nas ciências sócias em meados de 1941, por meio de Paul Lazarsfeld e Robert Merton, que é considerado o pai do método de pesquisa.
O grupo focal é um método de pesquisa qualitativa. Que tem como método o uso de moderador que guia grupos de discussões por temas diversos a fim de compreender a visão dos entrevistados sobre o tema.
Os grupos a serem utilizados são formados por pessoas com características semelhantes que, ao longo da entrevista, são incentivados a discutirem a partir de temas escolhidos pelo entrevistador.
Os grupos focais, ou entrevistas de grupo focal têm sido empregados em pesquisas mercadológicas desde os anos 50 e, a partir dos anos 80, começaram a despertar o interessedos pesquisadores em outras áreas do conhecimento, como as Ciências Sociais, aErgonomia, as Ciências Médicas, a Ciência da Informação, entre outras. Pela crescenteaplicação dessa técnica, inclusive em pesquisas acadêmicas, e por ter sido ainda poucoexplorada na literatura científica, seria oportuno analisá-la como alternativa às técnicas decoleta de dados mais tradicionais, tais como questionários e entrevistas individuais.
O grupo focal, desde sua concepção, há mais de 40 anos, tem apresentado ciclos depopularidade. Atualmente parece ter conquistado níveis de alta popularidade, despertandoo interesse não só dos profissionais de Marketing, área que primeiro explorou essa técnica,como também de sociólogos, engenheiros e outros pesquisadores acadêmicos. É umatécnica perfeitamente adaptável a qualquer tipo de abordagemexploratória fenomenológica ou clínica.
O papel do entrevistador é de suma importância dentro do grupo focal, é ele que guiará o grupo fazendo com que não haja dispersão do tema e a participação de todos os membros do grupo.
1.2 CONCEITOS
Em síntese, pode-se dizer que o grupo focal é uma técnica de coleta de dados empesquisas qualitativas, apropriada para avaliação de produtos e serviços; pré-testes