analise swot
A análise SWOT é uma ferramenta útil para gerar uma lista de fatores para consideração estratégica, sendo estes a avaliação dos pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades de uma empresa.
Segundo Wright (2000) essa ferramenta pode incluir habilidades, expertise ou know-how tecnológico, recursos organizacionais, competências competitivas e vantagens ou desvantagens de posicionamento definidas por variáveis como participação de mercado, reconhecimento de marca ou competências de distribuição, aliança e outros modelos de parceria.
Devido a essas condições descritas acima a análise SWOT serve de grande ajuda na avaliação geral da posição competitiva da empresa. Apenas classificar as variáveis tem pouco valor e nada propõe sobre a opção estratégica ou sua viabilidade, entretanto a identificação dessas variáveis de grande impacto e discussões significativas em torno das questões sobre as oportunidades atualmente disponíveis no ambiente competitivo é que são fundamentais para a empresa.
Para KOTLER (2001, p. 98) a análise SWOT significa,
A análise SWOT significa a avaliação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaça do negócio e seu mercado. Para aprofundar a análise, é importante organizar e separar as oportunidades e ameaças do ambiente externo das forças e fraquezas do ambiente interno.
Para Kotler (2001) cada empresa deve analisar periodicamente suas forças e fraquezas, mesmo que não melhore seus pontos fracos ou deixem de retomar seus pontos fortes, mas sim identificar os pontos a serem trabalhados estrategicamente. Muitas vezes as empresas adquirem resultados negativos ligados aos fatores-chave de sucessos importantes em seu negócio, ou ainda porque se ignore de manter fortes as suas estratégias.
De acordo com OLIVEIRA (2010),
Pontos Fortes: são as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente.
Pontos Fracos: são as variáveis internas e