Graduanda
Paleolítico ou Idade da pedra lascada
É nesse período que o homem consegue controlar o fogo, pelo atrito entre dois pedaços de madeira. Esse domínio trouxe ao homem formas de defesa e também contribuição para a ciência e para a química, pelo fato do fogo mudar as propriedades físicas e mecânicas dos elementos.
Também no Paleolítico foi feita a invenção do arco e flecha, mostrando que a madeira além de fazer fogo, podia perfurar os animais, isso mostrou ao homem que um material não tem apensas uma função específica.
Outro fato que se pode considerar como benefício à química, nessa época, são as pinturas rupestres, pois o homem descobriu pigmentos que proporcionou a criação de tintas e corantes utilizados nos dias atuais pelas indústrias.
Neolítico ou Idade da pedra polida
Foi nesse período que o homem tornou-se sedentário e por isso passou a controlar e interferir na natureza, fato importante para o desenvolvimento cultural e científico, pois, a partir daí, o homem começou a fazer o que era dado pronto a ele pela natureza, como por exemplo, o desenvolvimento da agricultura.
Ainda discorrendo sobre o fato da interferência na natureza, o homem criou a cerâmica ao descobrir que a argila mudava suas propriedades mecânicas e sua resistência a água, quando aquecida ao fogo. E a cerâmica é utilizada até hoje para a fabricação de vasos, pisos e também de matérias usados em laboratório.
Outro acontecimento no Neolítico foi a tecelagem que o homem começou a transformar fibras naturais em fios e esses em tecidos. Graças à química e a tecnologia, hoje, existem vários tipos e cores de tecidos e também tecidos sintéticos e artificiais.
Idade dos metais
Época em que o homem passou a utilizar metais como cobre, bronze e ferro, respectivamente. O desenvolvimento da metalurgia foi benefício para a agricultura e na fabricação de utensílios domésticos. Além desses usos, com o conhecimento desses metais iniciou-se a fabricação de armas, como