Analise sensorial
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA DOS ALIMENTOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
TECNOLOGIA DE GRÃOS E CEREAIS
Prof.ª Dr.ª LUISA HECKTHEUER
RELATÓRIO ÁNALISE SENSORIAL
Santa Maria, 12 de Novembro, 2014
INTRODUÇÃO
Biscoito é um produto consumido internacionalmente por todas as classes sociais. Existe uma extensa variedade de biscoitos que apresentam diferentes formas, tamanhos, tipos e sabores (THOMAZ et al., 2012). Dentre os vários tipos de biscoitos pode-se citar o Wafer.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), “Wafer é um produto preparado à base de farinha de trigo, amido, fermento químico, manteiga ou gordura, leite e ovos e apresentado sob a forma de folhas prensadas. Wafer recheado é um produto preparado com folhas superpostas em camadas intercaladas de recheio, podendo ser recheados e decorados com doces, glacês, geleias, etc.”.
Devido ao fato de Wafer ser conhecido internacionalmente, várias marcas diferentes fazem parte do segmento de mercado e em vista disso é importante que se faça uma avaliação quanto ao grau de aceitação de determinada marca no mercado.
Em testes de aceitação, a análise sensorial tem por objetivo avaliar o grau com que o consumidor gosta ou desgosta de determinado produto. O consumidor passa a ser o objeto fundamental de medida de qualidade de um produto. A satisfação do consumidor provém de sua percepção positiva acerca da qualidade do produto e ele próprio quem dita a qualidade do produto testado (FERREIRA, et al., 2000). E a insatisfação do avaliador no teste, pode ser uma crítica construtiva, fazendo com que a empresa aperfeiçoe o seu produto.
Entre os métodos sensoriais disponíveis para se medir a aceitação dos consumidores com relação a um ou mais produtos, a escala hedônica estruturada de nove pontos é provavelmente o método afetivo mais utilizado devido à confiabilidade e validade de seus resultados, bem como sua