intolerancia alimentar
Alergia Alimentar
PROTESTE Associação de Consumidores
Direito à informação
3
Informação adequada pode fazer toda a diferença para quem tenha alguma alergia alimentar. No Brasil, não há legislação que obrigue os fabricantes a expor em destaque, nos rótulos dos produtos, a presença de alérgenos, nem a se referir ao risco de contaminação cruzada no processo de produção. Devido a essa lacuna legal, os consumidores interessados no assunto se obrigam a consultar os serviços de atendimento ao cliente, bem como a compartilhar informações com grupos de alérgicos, para checar se determinado alimento ou bebida oferece algum risco à sua saúde ou de seus familiares e amigos.
Em função disso, a Proteste e a equipe da campanha “Põe no Rótulo” se uniram para trazer mais esclarecimentos ao consumidor. O propósito desta cartilha, portanto, é conscientizar a população sobre a alergia alimentar, auxiliando alérgicos e aqueles que zelam por eles a identificar nos rótulos dos produtos os ingredientes que possam acarretar problemas à saúde.
Essas propostas se alinham ao direito à informação, estabelecido no Código de Defesa do Consumidor (CDC), garantindo a saúde e a segurança alimentar daqueles que necessitem seguir uma dieta em virtude das alergias.
Conte com a PROTESTE e com a “Põe no Rótulo” na mobilização pela correta rotulagem de alimentos alergênicos.
Afinal, milhões de brasileiros têm algum tipo de alergia alimentar. E saber mais sobre isso pode evitar doenças e até salvar vidas.
Maria Inês Dolci
Coordenadora institucional da PROTESTE
Cecília Cury
Coordenadora da campanha Põe no Rótulo
4
Alergia Alimentar
Sumário
Direito à informação....................................................................................... 3
Conheça a legislação....................................................................................... 5
Guia sobre a alergia