hipertensão arterial
CUIDADOS INTEGRAL SAÚDE ADULTA I
HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTEMICA
MACEIÓ – AL
2014
ACADEMICA:
Rejane Neves
Trabalho apresentado à disciplina de Cuidados Integral á saúde Adulta I, ministrada pelo prof. Maria Edilma como componente de nota da primeira unidade.
MACEIÓ
2014
RESUMO
Essa pesquisa mostra um pouco sobre (HAS) hipertensão arterial sistêmica, é uma doença cuja gravidade, tem a capacidade de causar o infarto agudo do miocárdio (IAM) exigindo medidas eficazes para a sua prevenção e controle. Caracterizada pela elevação da pressão arterial, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença que afeta cerca de 20% da população brasileira e chega a 50% entre os idosos, segundo dados do Ministério da Saúde. A pressão alta está relacionada com a quantidade de sangue que o coração bombeia e a resistência das artérias ao fluxo sanguíneo.
As alterações provocadas pela doença hipertensiva aumentam o risco de ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), de doenças nos rins e no coração. Além disso, facilitam a formação de placas de gordura nas artérias coronárias, elevando a predisposição do paciente hipertenso ao infarto agudo do miocárdio (IAM). A HAS é um dos problemas de saúde pública mais importante no mundo, já que é um importante fator de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral e o infarto agudo do miocárdio. Apesar de apresentar alta prevalência (no Brasil de 22 a 44%), ainda existe uma grande porcentagem de indivíduos que desconhecem serem portadores da HAS. Dos pacientes que sabem do diagnóstico, cerca de 40% ainda não estão em tratamento. Além disso, apenas uma pequena parcela dos pacientes está com os níveis de