Analise sensorial
ANALISE SENSORIAL
Suzano, SP
2012
I.
OBJETIVO
A presente analise tem como objetivo avaliar a influencia da embalagem no teor de gaseificação do refrigerante, e respectiva preferências dos consumidores. Enre outros, vivenciar a execução de uma analise sensorial.
II.
INTRODUÇÃO
A análise sensorial é uma disciplina utilizada para avaliar e interpretar as reações
produzidas pela ingestão de determinado alimento, tomando como parâmetro não somente o paladar, mas também a visão, tato, audição e olfato ( Institute of Fo od
Science and Techonology). Trata-se de uma preocupação da indústria alimentícia com a qualidade sensorial apresentada pelos seus produtos, visando a aceitação dos mesmos por uma maior parcela de consumidores (CARDELLO & MORAES, 1997) . Para execução dessas analises, há variadas formas metodológicas, utilizaremos como método o teste de ordenação.
O método de ordenação consiste na utilização e respectiva avaliação de no mínimo três amostras, devendo os julgadores ordena-las de acordo com sua preferência em relação ao qualquer atributo especifico da amostra. É um método que pode direcionado a produtos específicos de marcas diferenciadas, ou a um pr oduto de mesma marca que possui algumas diferenciação quanto a fatores externos, como principalmente a embalagem (ADOLFO LUTZ).
A embalagem do produto é caracterizada como uma fonte predominante de marketing, a mesma deve-se apresentar de forma atrativa e ser representante expressante da marca a qual o produto pertence (FARIA & SOUZA, 2008). Se tratando de uma analise, no entant o, a embalagem apresenta-se como de relevante importância quanto as alterações físico-quimicas dos alimentos.
O refrigerante tipo cola avaliado, é o refrigerante mais comercializado no mundo, sua produção esta presente em 200 países atualmente, o mesmo é composto basicamente por água, açúcar, conservantes, edulcorantes, acidulantes, oxidantes e dióxido de