Freud
Índice
• Introdução…………………………………………………………………………………………….página 1
• Freud e a psicanálise.................................................................................página 2
- Estrutura do psiquismo…………………………………………………………………página 2
- O método psicanalítico………………………………………………………………….página 3
- O método psicanalítico (cont.)………………………………………………………página 4
• Conclusão……………………………………………………………………………………………..página 5
• Bibliografia……………………………………………………………………………………………página 6
Introdução
Neste trabalho vamos sobre a teoria de Freud, o seu método psicanalítico e as suas técnicas como associação livre, análise dos sonhos, análise de atos falhados e hipnose. Escolhemos este psicólogo porque achamos interessante o seu método e técnicas e queremos saber mais sobre a sua teoria.
1
Freud e a psicanálise
A estrutura do psiquismo
Sigmund Freud foi um médico neurologista austríaco e judeu, fundador da psicanálise, considerado hoje em dia uma das figuras proeminentes da psiquiatria e da psicologia.
Recuperando a ideia de Wundt de que a Psicologia é o estudo dos processos mentais, Freud para além desse estudo, dos processos conscientes, introduziu um novo conceito na Psicologia e um novo objecto, o inconsciente. Um iceberg, um simples exemplo da natureza, possibilitou Freud exemplificar a sua teoria em relação à divisão do psiquismo humano, ou seja, o psiquismo era dividido em três partes: o consciente, o subconsciente (preconsciente) e o inconsciente.
A parte consciente é a pequena parte do iceberg acima da água, que consiste em tudo o que sabemos e nos lembramos, como também na consciência dos nossos actos; o preconsciente assemelha-se àquela secção que se eleva