analise macroambiente cinema
Demográfico
Fonte: Mídia Dados 2013.
A rede Flix Media, é a franquia que mais exibe publicidade no Brasil e em São Paulo.
Há 15 anos no Brasil, a Cinemark, líder em venda de ingressos no mundo e em exibição de filmes na América Latina, está presente em 36 cidades brasileiras com 521 salas distribuídas em 66 complexos.
Sexo:
O publico que mais consome cinema no Brasil, é o publico feminino com 51% e homens com 49%.
Faixa etária:
Segundo o site mídia dados, a faixa etária do publico que mais consome cinema esta entre 20 e 29 anos. Levando em consideração o limite de 15 anos para pesquisas, a margem de faixa etária varia entre mais dois publico, que se resume entre 17 e 32 anos.
Classe social:
A classe C hoje esta e continua com o poder de compra. Porem podemos perceber que para o mercado cinematográfico não tem a mesma força. A liderança fica para as classes B2 (27%) e B1 (24%).
Econômica
O mercado do cinema nacional apresenta um constante e gradativo crescimento. O último ano (2013), trouxe recordes de bilheteria e lançamento de títulos. Foram lançados 120 títulos, e vendidos 26 milhões de ingressos, saldo que prova que a indústria nacional do cinema está se consolidando.
Em 2013, 990 milhões de reais foram investidos pelo Fundo Setorial do Audiovisual no cinema nacional o que resultou também no ganho de market share na concorrência com os filmes estrangeiros. Porém, segundo a Ancine, os investimentos do FSA diminuirão neste ano.
Surgiram novos nichos de mercado que impactam o setor, como salas de cinema de luxo. São Paulo é a cidade com mais salas de cinema VIP do país.
O poder de compra do brasileiro aumentou nos últimos anos, especialmente devido à diminuição do desemprego e a ascensão das classes C e D, que passaram a comprar mais, e desfrutar de novos hábitos, inclusive culturais, como o cinema. Mas as previsões econômicas para os próximos anos são alarmantes.
Político
O governo tomou uma medida