Sistemas, Substâncias puras e Misturas
Para facilitar a análise dos materiais, os cientistas delimitam uma porção do universo que será o foco da análise e recebe o nome de sistema.
Sistema Homogêneo:
Apresenta aspecto uniforme e as mesmas características em toda sua extensão. Esse sistema é constituído por uma única fase (monofásico).
Sistema Heterogêneo:
Apresenta diferentes aspectos e diferentes características em toda sua extensão. Esse sistema é formado por duas fases (bifásico), por três (trifásico) ou mais (polifásico).
Substâncias:
Como já vimos um conjunto de átomos com as mesmas propriedades químicas constitui um elemento químico, e cada substância é caracterizada por uma proporção constante desses elementos.
A classificação das diferentes substâncias é feita de acordo com sua composição. Onde temos dois tipos de substâncias: Substância Pura e Substância Mista ou Misturas.
Substância Pura:
Tipo de matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos, sejam moléculas, e por esse motivo apresentando propriedades químicas e físicas próprias. As substâncias puras podem ser classificadas como simples ou compostas.
Substâncias Simples:
A substância formada por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico é classificada como substância pura simples ou, simplesmente, substância simples. O gás Ozônio é formado por 3 átomos de Oxigênio (O3), portanto é uma substância pura simples. Como também o Gás Hélio, cujas moléculas contêm um único átomo de He.
Substâncias Compostas:
Quando as moléculas de determinada substância são formadas por dois ou mais elementos químicos, ela é classificada como substância pura composta ou, simplesmente, substância composta. A água é uma substância pura composta, pois contém dois elementos em suas moléculas (H2 + O).
Misturas
Misturas são formadas por duas ou mais substâncias, cada uma delas sendo denominada componente. Elas se classificam em homogênea ou heterogênea, dependendo da natureza de seus constituintes.
Mistura Homogênea