reforma agrária
A reforma agrária se faz necessária no Brasil, pois a estrutura fundiária em nosso país é muito injusta. Durante os dois primeiros séculos da colonização portuguesa, a metrópole dividiu e distribui as terras da colônia de forma injusta. No sistema de Capitanias Hereditárias, poucos donatários receberam faixas enormes de terra (pedaços comparados a alguns estados atuais) para explorar e colonizar. Desde então, o acesso a terra foi dificultado para grande parte dos brasileiros. O latifúndio (grande propriedade rural improdutivo) tornou-se padrão, gerando um sistema injusto de distribuição da terra. Para termos uma idéia desta desigualdade, basta observarmos o seguinte dado: quase metade das terras brasileiras está nas mãos de 1% da população.
Nas varias regiões do mundo, busca resolver problemas relacionados a distribuição de terras, com grande áreas nas mãos de poucos proprietários e o predomínio de latifúndios. Aqui no Brasil é aquele velho problema trazido da relação colônia. Quanto as questões agrárias , a bandeira ganhou forma política no Brasil , com a criação do estatuto da terra que define os direitos e deveres dos proprietários de terra e disciplina o uso , a ocupação e as demais relações fundiárias.
A reforma agrária traz : a redistribuição de terras da agricultura e pecuária segundo critérios sociais, com base no direito a terra e o trabalho, priorizando a função social da terra; produzir alimentos para a sociedade, gerar trabalho e renda.
.No