AS ADIVINHAS ENQUANTO UNIDADE TEXTUAL-DISCURSIVA: UMA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
2879 palavras
12 páginas
AS ADIVINHAS ENQUANTOUNIDADE TEXTUAL-DISCURSIVA: UMA
POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA
Danielly Rocha de Lima1
Diana Cibele de Assis Ferreira
Raianny Kelly Nascimento Araújo
Universidade Federal de Pernambuco (Campus Agreste)
Resumo:
O folclore brasileiro é rico em adivinhas que divertem e instigam a curiosidade das pessoas. E é devido a estas características deste gênero textual, tão pouco utilizado nas aulas de língua portuguesa, que o presente artigo visa a tecer algumas reflexões referentes à construção das adivinhas enquanto unidade textual, estimulando docentes a utilizarem as adivinhas para facilitar a aprendizagem, por parte dos alunos, dos conteúdos da língua materna de forma mais prazerosa e divertida, valorizando uma forma de expressão cultural brasileira e favorecendo a compreensão dos conteúdos abordados.
Abstract: Brazilian folklore is rich in riddles, which entertain and puzzle people.
And, because of the characteristics of this textual genre, so seldom considered in Portuguese language lessons, this article looks at the construction of riddles as textual units. Teachers should use riddles to make learning the concepts of the mother tongue easier and more entertaining for the students, as well as valorizing a form of national cultural expression.
1. Trabalho realizado no formato de comunicação oral na disciplina de Português Instrumental no curso de pedagogia na UFPE - Campus Agreste, sob orientação da Profª Dra. Cinthya Torres Melo em 2009.2.
1. Considerações iniciais
As adivinhas exploram relações semântico-pragmáticas que se configuram em enunciados enigmáticos, desafiando e estimulando as pessoas a resolverem o desafio proposto pelas adivinhas. Para tanto, é necessário o uso de conhecimentos sociais, culturais e linguísticos por parte dos sujeitos.
Através de observações do contexto escolar constata-se que as adivinhas, na maioria das vezes, são utilizadas apenas