globalização economica
Introduçao globalização como “a intensificação de relações sociais em escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira, que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa”.
O ponto de partida da globalização é o processo de internacionalização da economia, ininterrupta desde a Segunda Guerra Mundial. Por internacionalização da economia entende-se um crescimento do comércio e do investimento internacional mais rápido do que o da produção conjunta dos países, ampliando as bases internacionais do capitalismo (incorporação de mais áreas e nações) e unindo progressivamente o conjunto do mundo, num circuito único de reprodução das condições humanas de existência.
A cidadania assumiu durante toda história inúmeras formas em decorrência dos diferentes contextos sociais. O conceito de cidadania, enquanto direito a ter direitos, tem prestado diversas intererpretações. Vale destacar a interpretação clássica de T.H. Marshall, que, analisando o caso inglês e sem pretensão da universalidade, generalizou a noção de cidadania e de seus elementos constitutivos (MARSHALL, 1967).
A cidadania seria composta dos direitos civis e políticos, direitos de primeira geração, e os direitos sociais, de segunda geração.
O que é globalizaçao ?
Para dar um tratamento mais rigoroso, é necessário restringir a discussão à questão econômica. A globalização econômica pode ser entendida como a ocorrência simultânea de três processos. O primeiro é o crescimento extraordinário dos fluxos internacionais de bens, serviços e capital. No período 1982-2000, a renda mundial (preços correntes) cresceu a uma taxa média anual da ordem de 6,3%, enquanto as exportações de bens e serviços cresceram
6,8% e o estoque de investimento externo direto cresceu 12,8% (UNCTAD-WIR, 2001, p.
10).
O segundo processo é o acirramento da concorrência internacional. A evidência empírica é pontual e,