Globalização Econômica
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os sentidos da Globalização na economia mundial utilizando artigos divulgados sobre o tema nos vários meios de comunicação.
Abordaremos os temas globalização, abrangendo a globalização econômica e brasileira, economia mundial, e concluiremos apresentando a relação de ambos.
Os métodos utilizados foram a leitura, compreensão e sintetização de textos encontrados em livros e na rede.
O emprego de textos contidos em livros ou rede será referenciado ao final do presente trabalho.
Boa leitura!
2. GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA
Globalização é processo de transformação por meio de integrações globais nas esferas políticas, econômicas, jurídicas, institucionais, sociais, culturais, geográficas, ambientais, demográficas, militares e geopolíticas.
A Globalização econômica, basicamente, é a ocorrência de três processos simultaneamente, sendo eles o crescimento extraordinário dos fluxos internacionais de bens, serviços e capitais. O acirramento da concorrência internacional. E, por fim a crescente interdependência entre agentes econômicos e sistemas econômicos nacionais. O processo de internacionalização de produção ocorre sempre que residentes de um país adquirem bens e serviços com origem de não residentes, criando assim o fluxo de bens e serviços.
A integração econômica possui quatro dimensões: comercial, produtiva, tecnológica e financeira, abrangendo a dimensão comercial o comércio internacional de bens e serviços, a produtiva refere-se às operações de empresas transnacionais que controlam filiais e subsidiarias em outros países, a tecnológica envolve em grande parte a transferência ou direitos de